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Anais do Congresso Internacional de Estudos do Envelhecimento Humano
ISSN 2238-9865

Uma das maiores mudanças observadas no século XX foi o aumento da longevidade do ser humano, sendo que hoje a expectativa de vida equivale a quase o dobro da idade alcançada no início do século (OMS, 2000). O processo de envelhecimento pela sua natureza multidisciplinar é extremamente complexo e multifatorial e o estudo desse fenômeno tem gerado um grande número de teorias e uma vasta literatura. Os significados e os sistemas de explicação com relação ao fenômeno do envelhecimento não se reduzem as evidências orgânicas e psicológicas, estando também intimamente relacionadas às características sócio-histórico-culturais, não apenas expressando a dinamicidade desses processos, mas condicionando também as próprias práticas de saúde e educacionais.

O envelhecimento populacional apesar de ser amplamente reconhecido como uma das principais conquistas sociais do século XX reconhece-se, também, que este traz grandes desafios para as políticas públicas. Um dos mais importantes é o de assegurar que o processo de desenvolvimento econômico e social ocorra de forma contínua, com base em princípios capazes de garantir tanto um patamar econômico mínimo para a manutenção da dignidade humana, quanto à equidade entre os grupos etários na partilha dos recursos, direitos e responsabilidades sociais. No Brasil, como em outros países em desenvolvimento, a questão do envelhecimento populacional soma-se a uma ampla lista de questões sociais não resolvidas, tais como a pobreza e a exclusão de crescentes contingentes da população, e aos elevados níveis de desigualdade vigentes.

Neste contexto, o Congresso Internacional de Estudos do Envelhecimento Humano 2012 da Universidade de Passo Fundo objetiva buscar discussões sobre os aspectos biológicos, psicológicos, sociais e políticos sobre o envelhecimento humano, pressupondo os desafios que este processo coloca na agenda das políticas públicas brasileiras e ainda uma posição permanente e autocrítica sobre a inserção multidisciplinar.

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