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O resumo expandido deve ser na forma estruturada e conter os seguintes tópicos, respeitando o limite máximo de caracteres especificado.

Título: 200 caracteres
Autor: 200 caracteres
E-mail: 50 caracteres
IES: 50 caracteres
Demais Autores: 200 caracteres
Área de Conhecimento:

Introdução: A introdução deve apresentar sucintamente o problema da pesquisa, a justificativa para a metodologia do estudo e os objetivos do trabalho. Deve conter no máximo 1 000 caracteres.
Metodologia: A metodologia deve descrever o método, os procedimentos e materiais utilizados na pesquisa. Deve conter no máximo 1.000 caracteres.
Resultados e Discussões: Os resultados e discussões devem descrever os principais resultados gerados pelo estudo e a interpretação dos mesmos em relação aos objetivos propostos. Devem conter no máximo 2 000 caracteres.
Conclusões: As conclusões devem conter, em um único parágrafo a contribuição do estudo ao conhecimento científico. Devem conter no máximo 350 caracteres.
Referências: As referências deverão seguir a norma da ABNT 6023:2002. Devem conter no máximo 500 caracteres.

Referências
As referências deverão ser citadas no texto de acordo com a norma da ABNT NBR 10520/2002. As citações indiretas devem ser acompanhadas do(s) sobrenome(s) do autor(es) e ano. Como por exemplo: Segundo Pasqualotti (2005), na velhice os momentos de troca de experiência, mais que um processo de ensino-aprendizagem, atuam como elemento fomentador da auto-estima. Para quatro ou mais autores usar a forma: Pasqualotti et al. (2005). Quando o(s) autor(es) aparece(m) entre parênteses indicar em letras maiúsculas, como por exemplo: (PASQUALOTTI, 2003, p. 19), (PASQUALOTTI; PORTELLA, 2002), (PASQUALOTTI; PORTELLA, 2002; COOK, 2003; BOTH; VIEIRA; TOURINHO, 2002). As citações diretas de até três linhas devem estar contidas em aspas duplas (aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação). Devem apresentar o(s) sobrenome(s) do autor(es), ano e página. As citações diretas com mais de três linhas devem ter um recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte 10 pt. Como por exemplo: De acordo com Kachar (2000, p. 97), a geração que nasceu e foi educada em uma época em que o tempo transcorria em outra velocidade e as tendências das situações eram a estabilidade, hoje não consegue acompanhar as modificações sociais e tecnológicas. Para a maioria das pessoas da terceira idade, o uso do computador estaria totalmente fora do seu alcance. Não envolvendo apenas motivos financeiros, mas motivos emocionais.

A apresentação e formatação das referências seguem a norma da ABNT NBR 6023:2002. Como por exemplo:

a) ALMEIDA, D. Considerações neuropsicofisiológicas sobre a couraça muscular. In: CONVENÇÃO BRASIL LATINO AMÉRICA, CONGRESSO BRASILEIRO E ENCONTRO PARANAENSE DE PSICOTERAPIAS CORPORAIS. 1, 4, 9, 2004, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: Centro Reichiano, 2004, p. 1-9. Disponível em: . Acesso em: 6 jan. 2007.

b) CARAMELLI, P.; BARBOSA, M. T. How to diagnose the four most frequent causes of dementia? Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 24, suppl. 1, p. 7-10, apr. 2002. Disponível em: . Acesso em: 28 dec 2006. DOI: 10.1590/S1516-44462002000500003.

c) CARNEY, S. S. et al. Suicide over 60: the San Diego study. Journal of American Geriatrics Society, v. 42, n. 2, p. 174-180, fev. 1994.

d) CARVALHO, A. L. Entre uma sociedade sem manicômios e a medicalização da vida: as tensões entre reformistas e biologistas no contexto da reforma psiquiátrica brasileira. In: JACÓ-VILELA, A. M.; CEREZZO, A. C.; RODRIGUES, H. B. C. (Orgs.), Encontro Clio-Psyché: história e memória. 4, 2001, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Clio Edições Eletrônicas, 2005, p. 31-41. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2007.

e) CATTELAN, A. V. et al. Análise ergonômica de uma instituição de longa permanência para idosos em Passo Fundo – RS. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, Passo Fundo, v. 4, n. 2, p. 75-82, jul./ dez. 2007. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2007.

f) COSTA, A. C. R.; DIMURO, G. P. Uma estrutura formal normativa para sistemas computacionais. 2002. Disponível em: . Acesso em: 17 maio 2004.

g) PARAHYBA, M. I. Evolução da mortalidade dos idosos. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS. 11, 1998, Caxambu. Anais... Caxambu: ABEP, 1998.

h) PASQUALOTTI, A. Pessoas idosas, cérebro e computador: ambientes de aprendizagem e os processos de conhecimento/aprendizagem. In: PASQUALOTTI, A.; PORTELLA, M. R.; BETTINELLI, L. A. (Org.). Envelhecimento humano: desafios e perspectivas. Passo Fundo, 2004. p. 72-94.

i) _____. Comunicação, tecnologia e envelhecimento: significação da interação na era da informação. 2008. 198 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

As referências devem ser ordenadas alfabeticamente segundo o sobrenome do primeiro autor. Se duas ou mais referências tiverem a mesma identificação de autor(es) e ano de publicação, deve ser feita a distinção pelo acréscimo de “a”, “b”, etc., ao ano de publicação.